Sejam Bem Vindos / Bienvenido / Welcome


sexta-feira, 6 de março de 2009

EMPREENDIMENTOS ECONÔMICO SOLIDÁRIO

Capacitar para consolidar a Associação Artesãs e Agricultores de Canaan

A ARTECAN – Associação de Artesãs e Agricultores de Canaan tem como objetivo a produção artesanal de peças diversas de vestuário, artigos de cama e mesa e acessórios pessoais, onde são aplicados trabalhos de renda de bilro, e também a produção de doces, geléias e alimentos diversos com as frutas e produtos locais. A Associação visa também aprimorar o processo de organização da produção solidária e comercialização desses produtos, até então realizadas por meio de iniciativas individuais, procurando aprimorar o rico conhecimento tradicional nessas áreas e difundi-lo a outros interessados.
No campo da alimentação, a partir frutas locais cujo sabor é acentuado pelo clima quente e seco (goiaba, caju, banana, manga), alem de geleias e doces são produzidas receitas na base do leite de coco (peixes, carnes, galinhas, farofas, feijão, arroz, cuscus, cambica de batata, bolo de goma, rapadura de coco) e mel da cana e também do caju.
A Associação de mulheres artesãs e produtores de alimentos conta com um número de 150 participantes, na grande maioria formada por mulheres. 90% dos associados são mulheres, rendeiras, bordadeiras, doceiras, donas de casa e jovens interessadas em aprender uma atividade. A existência do grupo organizado proporciona o desenvolvimento de um trabalho complementar na discussão das questões de educação, gênero, sexualidade, saúde, nutrição, considerando a necessidade de reestruturação das relações sociais deste grupo e seu valor comunitário, resgatando sua auto estima e a valorização do trabalho que realizam. Realizou dois eventos em Praça Pública para divulgação do trabalho das rendeiras, bordadeiras, costureiras e doceiros; participou de Feiras e Seminários realizados pelo Governo Federal ou Movimentos Sociais como MOAB e é membro efetivo do CEART –
Centro de Artesanato do Ceará, tendo participado da 4ª feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária em Brasília em outubro de 2007.
A ARTECAN realiza as seguinte atividades::
1. Prestação de serviços que possam contribuir para o fomento a racionalização das atividades voltadas para a agricultura, explorações artesanais e manufaturas caseiras que visem melhorar as condições de vida de seus associados.
2. Discussão e treinamento para melhoria do convívio e integração de seus associados..
3. Desenvolvimento de atividade para melhoria das condições de vida das famílias residentes em Canaan, especialmente aquelas vinculadas a ARTECAN através do associado.

AUTOR: Rosa de Lima Cunha

MAIS INFORMAÇÕES:
Artecan - Rua José Nicodemo, 153 – Distrito de Canaã – Trairi/CE - Fone: (85) 3351-2204

Nenhum comentário :

Postar um comentário